GTs (Grupos de Trabalho)

Chamada para envio de trabalhos

GT1 – Trabalho, política e movimentos sociais

O GT tem o objetivo de promover o debate das temáticas de trabalho, política e movimentos sociais a partir das discussões em torno da reestruturação produtiva, informalidade, sindicalismo, teoria do Estado, neoliberalismo, os diversos movimentos sociais, as redes e as questões ambientais. O objetivo é promover uma discussão abrangente entre pesquisadores que lidem com um ou mais dos temas propostos.

GT2 – Educação, saúde e políticas públicas

O GT abrange a discussão em torno da educação e políticas públicas. Serão aceitos trabalhos na área da educação, programas sociais, saúde e políticas publicas diversas.

GT 3 – A questão da diversidade: etnias, migrações e religiões

O objetivo do GT é criar um espaço de divulgação e debates de pesquisas realizadas ou em curso que investiguem formas de diversidade cultural realçadas por diferentes sujeitos sociais (étnicos, migrantes e religiosos), cujo contexto seja a vida social destes sujeitos ou suas experiências laborais e/ou educacionais e que problematizem como são vividas estas formas de diferença cultural em instituições e espaços sociais urbanos e rurais.

GT 4 – A cidade e a questão social

O objetivo do GT é reunir pesquisadores do fenômeno urbano. Esta proposta focaliza na cidade e irá dedicar-se ao debate teórico e metodológico das questões sociais urbanas referentes às reestruturações socioespaciais, às formas de segregação, estratificação social, violência, consumo, desigualdade, sociabilidades, ciberespaço e práticas culturais.


GT 5 – Gênero, relações sociais, representações e subjetividades

O grupo tem como objetivo promover um espaço para debates e reflexões sobre os pressupostos, fundamentos e consequências sociais, políticas e culturais para as mulheres e os homens a partir da perspectiva de gênero e feminista, em interação com as dimensões de classe, raça/etnia, sexo, gerações, nacionalidade e espaço geográfico.